sexta-feira, 23 de julho de 2010

manias estranhas do ser humano


As 10 manias mais estranhas qe alguém pode ter

As 10 manias mais estranhas qe alguém pode ter
Ter manias é uma coisa normal de todo ser humano. Muitas pessoas, convivem com determinada mania durante toda a vida, e não têm problema nenhum com isso. Porém, em alguns casos ela pode se transformar em uma doença, e atrapalhar a vida de quem sofre da mania. Confira nesta lista, as mais estrasnhas manias já noticiadas.

1 – Gamomania: Desejo mórbido de se casar

Gamomania pode ser descrevida como uma bizarra obsessão por pedidos de casamento. A pessoa que sofre possuem essa mania frequentemente fazem pedidos de casamento para várias pessoas, mesmo as que ele não tem intimidade.

2 – Cartacoete: Compulsão incontrolável de ver mapas em todos os lugares

Quem sofre de Cartacoete tem a estranha mania de ver mapas em todos os lugares. A pessoa que possui essa obsessão não consegue se controlar quando ver um objeto, e acaba vendo mapas em comidas, roupas e outros tipos de objetos.

3 – Onomatomania: Desejo irresistível de repetir certas palavras

Onomatomania é uma obsessão na qual a pessoa fica obcecada em uma palavra e começa a repetí-la exaustivamente, seja oralmente ou apenas mentalmente.

4 – Clinomania: Desejo excessivo de permanecer na cama

Não há nada de errado em ficar na cama por um longo tempo, principalmente nos dias frios do inverno. Isso só complica se você sofrer de Clinomania, desordem na qual a pessoa pode permanecer na cama ou deitado em algum lugar por dias, principalmente se estiver chovendo ou nevando.

5 – Demonomania: Crença em estar sendo possuído por um demônio

Existem tantos filmes de terror e livros que mostrar pessoas sendo possúidas por demônios, que é natural termos medo de sermos possuídos também. Enquanto para alguns isso é apenas um medo, para outros pode se transformar em uma doença. A pessoa que sofre de Demonomania realmente começa a achar que ela está sendo possuída por um demônio, e começa a se comportar como tal, o jeito como ela aje é geralmente retirado de filmes e histórias fictícias.

6 – Enosimania: Crença de estar cometendo pecados constantemente

A Enosimania é definida como uma obsessão em pensar que a pessoa ou alguém cometeu um pecado imperdoável. Os sintomas incluem falta de ar, respiração acelerada, suadeira, coração acelerado, nauseas e pavor em geral.

7 – Tricotilomania: Vontade incontrolável de arrancar cabelos do próprio corpo

Quem sofre de Tricotilomania sente uma grande vontade de arrancar seus próprios cabelos. Além dos da cabeça ela também pode arrancar os pelos do nariz, das sombrancelhas, pubianos ou até mesmo cutucar a própria pele em alguns casos. As pessoas que sofrem desse mal possuem alguns rituais sem sentido, como por exemplo, passar os cabelos arrancados nos lábios, morder a raiz do cabelo, etc.

8 – Ablutomania: Impulso mórbido que leva a pessoa tomar banho ou se lavar repetidamente

A pessoa que sofre dessa mania tem uma irresistível vontade de lavar as mãos ou tomar banho várias vezes ao dia. É verdade que é preciso manter uma boa higiene, mas que possui Ablutomania não consegue enconstar em nada que ela considera sujo e ficar sem lavar as mãos ou entrar no chuveiro. Geralmente essa doença é acompanhada de outras desordens mentais sérias, por isso quanto mais cedo o tratamento começar, melhor a chance de cura.

9 – Aboulomania: Indecisão patológica

Todos nós passamos por momentos na vida onde ficamos indecisos sobre certas questões. Agora imagine não conseguir tomar uma decisão em nada, mesmo em uma simples pergunta como “qual é sua cor preferida?”. Isso acontece frequentemente com quem sofre de Aboulomania.

10 – Doromonia: Obsessão por presentes

Existem muitas pessoas que gostam de dar presentes a outras pessoas. Isso é normal, mas as vezes pode se tornar uma obsessão. Pessoas que sofrem de Doromania preferem dar presentes do que receber, mesmo sem ter motivo ou algum data em especial. Essas pessoas presentei mesmo quando não tem condição financeira para fazê-lo, o que pode causar débitos e até perda de bens para sanar as dívidas causadas pela obsessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário